Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Arapoti
Significando campos floridos, tem suas origens na histórica Fazenda Jaguariaíva do lendário povoador destas paragens, Coronel Luciano Carneiro Lobo, cujos campos eram ocupados por criatórios de gado e serviam como pouso para tropas vindas do Sul. Como Distrito do Cerrado pertencente ao município de Jaguariaíva, teve alavancado seu desenvolvimento a partir de 1910, com a instalação de uma serraria e fábrica de papel da Southern Brazil Lumber & Colonization Companye, logo depois em 1912, com a chegada do Ramal Ferroviário do Paranapanema, que atravessando a fazenda Capão Bonito possibilitou a fixação de moradores em torno da estação ferroviária de nome - Cachoeirinha. Vivendo os ciclos econômicos do café produzido em grande escala na região do Norte Pioneiro do Paraná, e o ciclo da madeira, recebeu a partir de 1916, imigrantes de origem espanhola e polonesa, emancipando-se como Município e Cidade de Arapoti, a 18 de Dezembro de 1955.
 
Em 1960, foi a vez da imigração holandesa, que fundou a Cooperativa Agropecuária Arapoti Ltda-Capal, integrante do grupo ABC do complexo Batavo, transformou o município em um pólo de alta tecnologia em agricultura e pecuária com destaque para a produção de soja, milho, trigo, suínos, frangos e gado holandês leiteiro de alta linhagem. Mais recentemente , a construção da Inpacel Indústria Ltda, fez surgir no município uma das mais modernas indústrias papeleira do país.
 
Possui um roteiro de turismo cultural denominado Linha Verde, onde podem ser visitados inúmeros atrativos como a antiga sede da fazenda Capão Bonito, Parque Cachoeirinha, Casa da Cultura na antiga estação ferroviária, Feira do Produtor, o Moinho Holandês e a Colônia Holandesa, onde visitas técnicas na área agropecuária podem ser agendadas em suas belíssimas fazendas.
 
 
ACESSO
BR 092 (Sentido Jaguariaíva a Wenceslau Braz)
BR 239 (sentido Ventania a Arapoti).
 
INFORMAÇÕES
Departamento de Meio Ambiente e Turismo Rua Placídio Leite, 148
Telefone: (43) 3557-1356
E-mail: arapoti-turismo@pref.pr.gov.br
Portal do município: http://www.arapoti.pr.gov.br
 
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - CITUR
Avenida Avelino Andrade Vieira (ao lado do terminal rodoviário)
 
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
 
 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®