Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Rio Negro

Rio Negro fazia parte do município da Lapa na época da passagem das tropas vindas do sul pelo Caminho do Viamão, que estendia seus limites meridionais até Lages, Santa Catarina. Era o único local que possibilitava a passagem de tropas e tropeiros através do Rio Negro. Com intuito de coibir a evasão de impostos cobrados pelas passagens dos animais, o governo português transferiu para lá, no início do ano de 1800, o Registro de Curitiba, que ficava nas margens do Rio Iguaçu, na Vila Nova do Príncipe.

Em 1816, o Rei Dom João VI, atendendo as reivindicações dos tropeiros para a melhoria do trecho Campo Alto (Lages) a Campo do Tenente, escolheu o grande tropeiro e sargento-mor João de Silva Machado (futuro Barão de Antonina) para realizar a obra. Em 1816 é tentada a implantação de uma colônia agrícola com a presença de casais açorianos e em 1829, com colonos alemães.

A vinda dos imigrantes produziu efeitos benéficos como a fundação do povoamento do Senhor Bom Jesus do Rio Negro, que mais tarde, desenvolveu-se com a presença da estrada de ferro e diversas indústrias e deu origem a agradável cidade de Rio Negro.

COMO CHEGAR
BR 116 (sentido Curitiba-PR a Mafra-SC).

INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070 - Seminário - 83.880-000
Telefone: (47) 3643.7664
sictur@pmrn.com.br
www.rionegro.pr.gov.br
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®