Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Sengés
Os primeiros moradores do território de Sengés chegaram por volta de 1883, atraídos pelo solo e pelas riquezas naturais existentes no local. Os desbravadores usaram da plantação de milho e da criação de suínos para se desenvolver. Em 1908 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande, sob o comando do engenheiro Gastão Sengés. A estrada trouxe desenvolvimento para a região.

Novos moradores e uma serraria, que exploraria a grande quantidade de pinheiros existentes, se instalaram neste período em Sengés. O tropeirismo também foi fator importante para o desenvolvimento da região. A cidade teve participação na Revolução de 1930, quando ataques aéreos foram presenciados. Era comum ver a população fugindo dos bombardeios e dos tiros.

A revolução trouxe muitos prejuízos ao povoado que teve que reconstruir boa parte de suas casas e ruas. Em 1927 já possuía condições de se tornar município e em 1934 foi decretada a sua nova denominação. Com isto, finalmente recebeu o nome de Sengés, homenageando o Engenheiro da Companhia da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande.

COMO CHEGAR
PR 151 e PR 239 (Sentido Itararé Sengés)

INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Rua do Expedicionário Amélio, 93 - Centro - 84.220-000
Telefone: (43) 3567.1222 3567.1400
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®