Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Telêmaco Borba

Localizado no Segundo Planalto Paranaense, na região leste do Paraná. As primeiras referências históricas desta região datam do final de 1700, quando José Félix da Silva e Antônio Machado Ribeiro ocuparam grandes extensões de terras, a maioria cortada pelo Rio Tibagi.

Sua história se confunde com a do município de Tibagi, pela presença de garimpeiros e dos campos de invernagem para as tropas. A dedicação e o esforço do desbravador e pioneiro da região, Coronel Telêmaco Enéias Augusto Morocines Borba, fez surgir no local o pequeno povoado de Cidade Nova. Mais tarde, a família Klabin instalou a famosa indústria papeleira: Klabin do Paraná (KFPC). Com o alojamento da fábrica, o povoado conseguiu dar os primeiros passos para a criação de uma comunidade na região, que num curto período de tempo apresentou um extraordinário desenvolvimento econômico e social que permitiu a emancipação em 1963.

Hoje, a cidade possui em seu entorno, uma imensa floresta, com árvores distintas, para a produção de papel e móveis, usufruída por muitas indústrias instaladas no município, que o colocam como centro de referência nacional do setor, assim como também um belo parque ecológico de preservação ambiental.

COMO CHEGAR
Sentido Imbaú a Curiúva (BR 160) ou sentido Tibagi a Ortigueira (PR 340).

INFORMAÇÕES
Assessoria da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo
Avenida Samuel Klabin, 725 - Centro - 84.61-050
Telefone: (42) 3904.1614
www.telemacoborba.pr.gov.br
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®