Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Balsa Nova
Localizada no primeiro e no segundo planalto paranaense, vivenciou por quase um século a extração de ouro em suas minas.
 
O município começou a se desenvolver a partir de 1.700, quando os campos localizados serra acima foram ocupados por criatórios e invernagem de tropas. O mesmo aconteceu mais tarde, serra abaixo, em Rodeio e Rodeiozinho, localidades próximas ao Rio Iguaçu.
 
No início, as travessias do rio eram feitas em canoas, que foram substituídas por uma precária balsa. Após uma grande enchente, uma nova balsa foi contruída, mais moderna d segura. Os moradores do lugar a chamaram de balsa nova, denominação que prevaleceu e deu origem ao nome do município e cidade de Balsa Nova.
 
Hoje, Balsa Nova possui um estruturado parque industrial com empresas de alta tecnologia e uma extensa malha de propriedades agrícolas com grandes produções de milho e soja.
 
Uma parceria entre o município e a Cia Itambé criou em Balsa Nova, um programa com ações voltadas à qualidade de vida local, com grande reflexo na atividade turística que visa a preservação ambiental e cultural.
 
Suas paisagens reservam muitas surpresas como o belo Parque Manancial e os distritos municipais Bugre e São Luiz do Purunã, onde o bucolismo, a emoção e a história estão sempre presentes.
 
COMO CHEGAR
BR 277 (sentido Curitiba a Ponta Grossa)
PR 510 (Campo Largo a Balsa Nova)
 
INFORMAÇÕES
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
 
 
 
 
 
 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®