Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Campo Largo
 
Foi a busca de ouro e prata que trouxe, no início do século XVII, os primeiros moradores para a região. Por quase um século eles se abrigaram em pequenos acampamentos chamados "arraiais", e eram obrigados a recolher os "Quintos Reais" para a Coroa Portuguesa.
 
A partir de 1.700 estes campos passam a ser ocupados por fazendas e currais de gados, onde assaltantes e escravos foragidos se escondiam nos conhecidos quilombolas, levando insegurança, principalmente aos tropeiros que cruzavam a região.
 
Surgiu então a lendária figura de Antonio Luis Lamin, o Capitão Tigre, que constitui a milícia Capitães do Mato, com o objetivo de eliminar os assaltantes e recapturar os escravos fugitivos. Mais tarde, os sucessores da milícia doaram uma área das terras para construção de uma igreja.
 
Em 2 de abril de 1870, a freguesia de Campo Largo da Piedade foi desmembrada de Curitiba e transformada em município e depois em cidade, que recebeu imigrantes italianos, poloneses e ucranianos.
 
Hoje, Campo Largo abriga um grande parque industrial onde despontam empresas dos setores moveleiro, metal, mecânica, vinícola e cerâmica (pisos, louças e azulejos). É conhecida nacionalmente como a Capital da Louça, constituindo um centro de compras com lojas de varejo das fábricas e uma diversidade imensa de artesanato.
 
COMO CHEGAR
BR 277 (Rodovia do Café)
PR 090 (sentido Piraí do Sul a Campo Largo), seguindo pela PR 423
 
INFORMAÇÕES
Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Avenida Padre Natal Pigatto, 925 - CEP: 83607-240
Telefone: (42) 3292-8523
Portal do Município: http://www.campolargo.pr.gov.br
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
 
 
 
 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®