Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Carambeí
Situada na região dos Campos Gerais, a cidade de Carambeí fica a 126 km de Curitiba, pela PR-151.
Seu nome tem origem na língua indígena dos Tupis Guaranis, significando “rio das tartarugas”, mas suas características mais marcantes se devem à sua colonização e às formas de ocupação de seu território. Até o princípio do século XX, sua história se confunde com as histórias de Castro e de Ponta Grossa, devido ao sistema das sesmarias na época do Brasil Colônia. A região da atual Carambeí está situada na antiga Paragem de São João, tendo como sede a Fazenda Carambeí, administrada por uma família de portugueses. Tal fazenda se transformou em um grande pouso e campos de invernagem para as tropas vindas do sul em direção a São Paulo.
Em 1911, a companhia férrea Brazil Railway Company, que iniciava a colonização da região, ofereceu condições para que as primeiras famílias de origem holandesa se instalassem em Carambeí.
Em 1925, o grupo implantou a primeira cooperativa de produção do Brasil que, em 1941, tornou-se a Cooperativa Agropecuária Batavo e logo ganhou mercados, com grande penetração nacional.
Em meio a esses e a outros fatos existentes na história deste município, somados às belas paisagens, Carambeí constitui uma cidade inigualável no cenário paranaense, repleta de peculiaridades. Detentora de uma cultura riquíssima herdada dos tropeiros e de seus primeiros imigrantes europeus, onde os costumes, principalmente, holandeses, estão presentes nos mais diversos aspectos do cotidiano, na arquitetura, na gastronomia e nas tradições, que remetem o turista a um cantinho da Europa no Paraná.
COMO CHEGAR
PR 151 (sentido Ponta Grossa a Sengés).

INFORMAÇÕES
Departamento de Turismo
Rua das Águas Marinhas, 450 - 84.145-000
Telefone: (42) 3915.1037
www.carambei.pr.gov.br
 
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
 
 
 
 
 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®