Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Lapa
O surgimento da Lapa está atrelado ao do tropeirismo, no início do século XVIII, quando os Campos Gerais e Curitiba passaram a ser ocupados com fazendas para criatórios e invernagem de gado. Com a abertura do Caminho dos Conventos, em 1733, estabeleceu-se a passagem de muitas tropas vindas do sul e várias pessoas se fixaram nestas passagens com o intuito de trabalhar de alguma forma na nova atividade. Com o passar do tempo novas atividades econômicas surgiram no local, como os criatórios de gado lanígero, engenhos de soque de erva mate, produção de milho, feijão e fumo.

Finalmente, em 7 de março de 1872, o povoado foi desmembrado de Curitiba e emancipado como município e cidade com a denominação de Lapa.

A cidade foi palco do significativo episódio ocorrido durante a Revolução Federalista, em 1894, conhecido como o Cerco da Lapa. Sitiada pelas tropas de Gumercindo Saraiva resistiu bravamente o tempo necessário para a recomposição das tropas legalistas. Lapa guarda um dos maiores patrimônios culturais e arquitetônicos do Paraná. Tem muitas histórias, lendas e tradições.

COMO CHEGAR

BR 476 (Curitiba a Lapa (60 Km) e Lapa a São Mateus do Sul (90 Km) PR 426 (Lapa a Porto Amazonas, e a oeste Lapa a Campo do Tenente)

INFORMAÇÕES

Endereço: Central de Informações Turísticas Rua Praça General Carneiro,  - Centro - 83.750-000
Telefone: (41) 3911-1165


CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®