Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Notícias
09/01/15 - Prefeitura de Castro adota estratégias para atrair turistas ao município


O Museu do Tropeiro e a Casa da Praça passarão a funcionar aos finais de semana a partir de sábado (10). Aos sábados e domingos os dois locais vão abrir às 9h e fecharão às 13h. Segundo a prefeitura, de dois a três meses, será analisado o índice de visitação nos pontos turísticos. Se o movimento for considerado bom, os lugares seguirão funcionando aos fins de semana. A entrada nos dois atrativos turísticos é gratuita.

De segunda-feira a sexta-feira, o horário de visitação do Museu do Tropeiro e da Casa da Praça é das 8h às 17h. Os locais não fecham durante o horário de almoço.


Museu do Tropeiro
O museu foi inaugurado em 1977, no casarão mais antigo da cidade. O local foi aberto com o objetivo de resgatar e preservar a memória do tropeirismo e  também do ciclo econômico dos séculos XVIII e XIX. O espaço tem um acervo de mais de mil peças, entre documentos e objetos históricos que retratam a vida do tropeiro. O Museu do Tropeiro fica na Praça Sant´Ana do Iapó, 51, em frente à Igreja Matriz. Outras informações sobre o local podem ser obtidas pelo telefone (42) 3906-2179.

Casa da Praça
Já a Casa da Praça foi residência do historiador e ex-prefeito Pedro Novaes Rosa. A construção, de 1870, tem paredes confeccionadas com taipa de pilão. Em 2000, o local foi reformado, mas a parte da taipa ainda pode ser vista. O lugar - que fica na Praça Getúlio Vargas, 10 - abriga exposições de arte permanentes e temporárias. Mais detalhes sobre a Casa da Praça podem ser dados pelo telefone (42) 3906-2128.

Novidades
Para receber mais turistas, a prefeitura também está adotando outras medidas. Estão sendo distribuídos nos hotéis da cidade materiais com informações e fotos sobre os atrativos turísticos da cidade. A divulgação também está sendo feita por meio de sites, e-mail e redes sociais. De acordo com a prefeitura, há pronta uma sugestão de roteiro, com locais e horários de visitação.

A proposta inclui a oferta de um produto turístico pleno, com um roteiro histórico e cultural, como a visita ao Museu do Tropeiro, à Igreja Matriz de Sant’Ana e a Casa da Praça pela manhã; no período da tarde, a previsão é visitar a Fazenda Capão Alto e o Moinho da Castrolanda. Os turistas podem também ir à Feira da Família Castrense, que é realizada aos sábados, no Parque Lacustre. Para finalizar, a prefeitura sugere a visitação ao Morro do Cristo – que tem uma visão panorâmica da cidade.

Mais informações em www.castro,pr.gov.br





 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®