Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Notícias
20/01/15 - Turismo rural uma nova opção para a família brasileira


Ninguém gosta de visitar um local em que as coisas estejam mal cuidadas

O que adultos e crianças buscam é a experiência de viver na fazenda.

Cuidar da propriedade rural, de suas nascentes, encostas, matas ciliares e demais aspectos ambientais não é somente uma obrigação, mas pode tornar-se um diferencial importante para quem deseja implantar um projeto de turismo rural. Afinal, ninguém gosta de visitar um local em que as coisas estejam mal cuidadas, seja uma cerca, uma estradinha, até mesmo o galinheiro ou a pocilga. O que dizer, então, para uma pessoa da cidade, sobre o descuido com o meio ambiente? Não há atração turística que resista.

Ainda é relativamente pequeno o número de propriedades que se dedica com afinco a explorar o turismo rural. Não falo de hotéis-fazenda, ou de pousadas sofisticadas instaladas em meio a uma bela paisagem. Isso existe bastante, mas não é o que o pessoal da cidade imagina ao ouvir a expressão turismo rural. O que eles querem – crianças e adultos de todas as idades – é conhecer de perto, experimentar a vida na fazenda – por sinal o título de uma das seções mais populares da revista Globo Rural.

Com cada vez mais gente vivendo nas cidades, os proprietários rurais tornaram-se uma espécie de guardiões da memória do campo. Os cheiros, sabores, cores, formas típicos da zona rural são desconhecidos de boa parte dos urbanos, e sem essa memória o ser humano não consegue ser plenamente feliz.

Cada vez mais gente irá, em algum momento, buscar essas sensações que estão no seu inconsciente, na sua alma, e que não se encontram disponíveis nas cidades grandes. Quem oferecer uma boa comida caseira, frutas do quintal, simplicidade e a possibilidade de que as pessoas participem das atividades rurais mais corriqueiras, estará praticando o verdadeiro turismo rural – e para isso não é preciso nenhuma grande estrutura. Qualquer chacrinha será um mundo novo para o homem da urbe.

Fonte: www.alosergipe.com.br

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®