Roteiro Turístico Integrado: Campos Gerais do Paraná: Encante-se...
 
 
Notícias
15/01/15 - Atrativos dos Campos Gerais são boas opções para o verão
      
O ano só está começando e a chegada do verão torna os atrativos turísticos dos Campos Gerais ainda mais atraentes! Nesse período de férias não faltam opções para toda a família. 

Para os mais aventureiros existem opções naturais em contato com água nas diversas cachoeiras. Os que gostam do contato com a natureza, mas não são tão aventureiros assim, podem se distrair fazendo caminhadas pelas trilhas.
     

Na cidade de Tibagi o Parque Estadual do Guartelá oferece a seus visitantes cânions e cachoeiras. O Cânion Guartelá, considerado o sexto do mundo em extensão, forma diferentes e belas paisagens. Também apresenta lugares misteriosos, conseqüência da variedade de formações rochosas do local. Para oferecer ainda mais emoção aos visitantes, a Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, promove nos finais de semana de janeiro a 1ª edição da Temporada das Águas, oferecendo aos turistas uma infinidade de atividades nas águas da melhor cidadezinha do Brasil, aproveitando a grande oferta de rios e cachoeiras no município. 
       

Ponta Grossa aposta no Parque Estadual de Vila Velha como uma boa combinação para esse mês de férias. Os arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada podem ser observados nas trilhas, com acompanhamento de guias turísticos. Além das formações rochosas que formam a taça, por exemplo, o Parque também abriga uma fauna rica e variada. Jaguatiricas, quatis e pica-paus embelezam o caminho. Nos finais de semana de lua cheia e nova são realizadas caminhadas noturnas pelo Parque. Os atrativos naturais do Distrito de Itaiacoca como o Buraco do Padre também são boas opções para uma caminhada e um bom banho de cachoeira para completar.


Buraco do Padre em Ponta Grossa

Para quem quer ainda mais desafios, o rapel, o cascading, que é um esporte que consiste na exploração de cachoeiras, e o trekking (caminhadas ecológicas) podem ser aproveitados nas diversas opções dos municípios de Sengés e Jaguariaíva, como no Cânion do Jaguaricatu localizado em Sengés. Nos seus 11 km de extensão esses esportes podem ser praticados e a natureza, apreciada. Por fim, os visitantes ainda são contemplados pela Esfinge da Índia, no interior do cânion.

A região dos Campos Gerais garante atrativos turísticos para todas as idades! E as opções históricas também são interessantes e estão abertos aos finais de semana. O município de Castro conta com um roteiro histórico e cultural, como a visita ao Museu do Tropeiro, à Igreja Matriz de Sant’Ana e a Casa da Praça pela manhã; no período da tarde, a previsão é visitar a Fazenda Capão Alto e o Moinho da Castrolanda.


Castro Rua Padre Nicolau Baltazar - Crédito: Marcio Reginaldo Bueno

No circuito histórico dos “Caminhos da Cecília” na região de Santa Bárbara na cidade de Palmeira também se pode visitar a “Praça Memorial da Colônia Cecília”marco histórico da formação da única experiência anarquista da América, quando imigrantes italianos com ideais anarquistas ali se instalaram em busca de seus sonhos de liberdade.

        E que tal conhecer um pedacinho da Holanda? O Parque Histórico de Carambeí retrata a primeira colônia da cidade e permite aos visitantes conhecer objetos antigos, peças de vestuário e os instrumentos de trabalho utilizados pelos primeiros imigrantes. Ao fim do passeio podem-se apreciar as famosas tortas doces e salgadas do local.


      Assim, é só escolher os destinos e aproveitar o verão nos Campos Gerais.



 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®